Arte religiosa e arte sacra: quais as diferenças?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Há muitas diferenças entre imagem religiosa e sacra. A principal diferença está fundada não tanto nos caracteres intrínsecos de ambos e na inspiração de cada uma, mas no destino da obra artística. Existem obras de profunda inspiração religiosa e que, não obstante isto, não são destinadas ao culto, e portanto, não devem ser consideradas propriamente como sendo “arte sacra”. Assim, é correto afirmar que arte religiosa é aquela que reflete a vida religiosa do artista em questão. A virtude da religião tende a produzir no homem uma atitude substancialmente interna, de amor, submissão, de fé e esperança, e sobretudo, de adoração a Deus.

A “arte sacra” é sim religiosa, mas tem um destino de liturgia, isto é, aquela que se ordena a fomentar a vida litúrgica nos fiéis e que por isso não só deve conduzir a uma atitude religiosa genérica. Sendo assim, a  busca por imagens sacras para comprar pode ser um pouco mais complicado do que se imagina já que nano são todos os artistas contemporâneos que cuidam desta parte.  De maneira geral, é complicado porque existem diferentes estilos de imagens feitas por artistas com estilos diferentes de trabalhar, diferentes estilos de criação de imagens e a forma que os artistas encaram as obras criadas.

Para quem busca imagens sacras comprar, é preciso tomar uma série de cuidados. Pois os artistas não criam seus materiais pensando especificamente em lucrar, e dessa forma, é muito difícil realizar uma encomenda com muitas especificações. Dessa forma, o ideal é encontrar imagens que o artista já tenha feito e mostre como elas foram compostas. A partir do que já existe, você pode adaptar ao local em que você pretende instalar, e assim conseguir imagens sacras de qualidade que combinem bem com suas expectativas. Vale muito a pena investir em uma arte sacra, pois ela é algo atemporal e cheio de beleza.


Deixe seu Comentário.



Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×